VIVALDO PEDE INCLUSÃO DE CAICÓ E OUTRAS CIDADES NO GEOPARQUE SERIDÓ

Foto: Assessoria.

A região Seridó possui um dos mais importantes patrimônios geológicos do Nordeste, com rica geodiversidade, paisagens exuberantes, áreas de serras e vales, registros da presença do homem e de animais pré-históricos, além de valores culturais consolidados. O potencial turístico do Seridó tem sido fortalecido através de um debate amplo fomentado pelo Projeto Geoparque Seridó. O deputado Vivaldo Costa (PSD) deu entrada na Assembleia Legislativa a um requerimento, nesta terça-feira (7), onde solicita do aprimoramento e inserção do município de Caicó e demais cidades que não foram contempladas dentro do projeto. O parlamentar lembrou da importância da ação e todo trabalho que o professor da UFRN, Marcos  Nascimento, tem feito.

Vivaldo lembrou que Caicó é um dos principais destinos turísticos e tem seu destaque na religiosidade e culinária, além de lindas paisagens. “Em Caicó, rios, pedras, grutas e serras, como a Serra de São Bernardo, a Serra da Formiga, a Serra da Caridade e a Pedra da Baleia, são cenários perfeitos como requisitos para inclusão no Geoparque Seridó”. Lembrou ainda que na cultura caicoense, destaca-se a irmandade dos Negros do Rosário, criada em 1771, que até hoje comemora seus rituais com uma coreografia toda própria, utilizando lanças e danças tribais ao som de tambores seculares.

Em um geoparque se integram locais de interesse geológico de especial valor científico, mas também educativo e turístico, conhecidos como geossítios. O Geoparque Seridó é composto pelos municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos e Parelhas.

One response to “VIVALDO PEDE INCLUSÃO DE CAICÓ E OUTRAS CIDADES NO GEOPARQUE SERIDÓ

  1. Coordenação do Projeto Geoparque Seridó responde a solicitação do Dep. Vivaldo Costa
    Um Geoparque de acordo com o Programa Mundial de Geoparques da UNESCO é representado por um território contínuo que apresenta um patrimônio geológico ímpar de caráter internacional e que preza pela premissa de desenvolver ações de desenvolvimento territorial sustentável com relação a conservação, educação e turismo. Tal território tem aliado a esse patrimônio geológico um outro patrimônio natural associado a biodiversidade e conta ainda com um patrimônio cultural (tangível e intangível) que unidos permite ações ligadas ao geoturismo.
    Nos últimos anos inúmeros estudos estão sendo realizados em um território com 2.800 Km2, contemplados com 16 geossítios (locais de interesse geológico de caráter científico), envolvendo atividades ligadas a conservação, educação e turismo (com ênfase no geoturismo, mas que passa por outras modalidades do turismo). Esse território é contemplado pelos municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas, nos quais os patrimônios natural e cultural associados as atividades ligadas ao desenvolvimento territorial sustentável permite definir tal território como um geoparque, segundo a UNESCO.
    No momento atual não se faz necessário acrescentar nenhum outro município a tal território devido as situações intrínsecas ao desenvolvimento das ações que já estão sendo realizadas. Além disso, dando resposta ao requerimento do Dep. Vivaldo Costa, o Município de Caicó está impossibilidade de se integrar ao tal território devido a uma situação particular e intimamente ligada ao regimento para criação de um geoparque, segundo ao Programa Mundial de Geoparques da UNESCO, bem como a Rede Mundial de Geoparques, o Município de Caicó não pode se inserir ao território do Geoparque Seridó, pois o mesmo não faz fronteira com nenhum município ligado ao referido projeto de geoparque, no caso Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas.
    Para finalizar aproveitamos o ensejo e vemos como oportuno e necessário a instalação de uma audiência pública para tratarmos a cerca do Geoparque Seridó, pois assim será possível dirimir eventuais dúvidas e esclarecer pontos importantes para que juntos possamos adiantar e efetivamente dar continuidade a promoção do desenvolvimento territorial sustentável de tão importante região do Rio Grande do Norte. Assim, como Coordenador Geral do Projeto Geoparque Seridó, venho por meio desta solicitar a Assembleia Legislativa a promoção de uma audiência pública intitulada "Projeto Geoparque Seridó e sua importância para o Rio Grande do Norte". Desde já agradecemos o apoio dos(as) senhores(as) deputados(as) estaduais pela oportunidade. Atenciosamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo