SÁBADO MARCOU O 50º ANIVERSÁRIO DA CHEGADA DO HOMEM À LUA

Reprodução do frame de uma câmara 16-mm mostra Neil Armstrong(esq.) e Buzz (dir.) fincando a bandeira dos EUA — Foto: Divulgação/Nasa

O sábado marcou o 50º aniversário da chegada do homem à Lua. A ‘Apollo 11’ pousou no dia 20 de julho de 1969, finalizando uma viagem histórica. O pouso na lua foi transmitido por televisões de todo o mundo e se tornou um dos eventos mais importantes do século XX

Quando Neil Armstrong entrou para a história ao pisar na Lua e dizer que aquele era “um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”, os relógios marcavam 23h56 em Brasília. Era 20 de julho de 1969, e meio bilhão de seres humanos acompanharam a transmissão desse “salto” ao vivo pela televisão.

E não foi apenas isso que disse o primeiro homem a pisar na Lua. Em seguida, Armstrong descreveu a superfície do satélite como empoeirada, como se fosse feita de carvão. As próximas atividades dos exploradores aconteceram na madrugada do dia 21 de julho, que em 1969 caiu em uma segunda-feira.

Foto: Divulgação/Nasa  REUTERS / Da esquerda para a direita, os astronautas Michael Collins, Neil A. Armstrong e Edwin E. Aldrin. Eles posam junto a uma maquete do módulo lunar na área do edifício de treinamento de tripulação de voo, em 19 de junho de 1969.

Aquele era o quinto dia da viagem, e o tempo total da missão de Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins já ultrapassava 109 horas. Ou, mais especificamente, o primeiro passo do homem na Lua ocorreu no ponto 109:24:26 (109 horas, 24 minutos, 26 segundos) da linha do tempo da viagem, segundo a timeline detalhada que a agência espacial norte-americana (Nasa) mantém com todos os movimentos realizados e mensagens trocadas nos nove dias entre a decolagem no Cabo Canaveral e o pouso no Oceano Pacífico.

Em 20 de julho, há exatos 50 anos, a manobra incluiu desacoplar o módulo de pouso lunar Eagle da nave Apollo 11, que já orbitava a Lua. Entre esse movimento e o retorno, sãos e salvos, à Apollo 11, foram cerca de 22 horas no solo do satélite natural da Terra – e cerca de duas horas e meia fora do módulo lunar.

– 15:49 em Brasília – Início da operação de descida – 101:17:32 de voo

Após uma série de conversas técnicas sobre as condições de voo, o controle da Apollo perde o sinal de rádio com a nave Eagle. A manobra para o pouso durou 7 minutos e 40 segundos.

Área em que o módulo lunar realizou seu pouso na superfície do satélite — Foto: Divulgação/Nasa

– 23:31 em Brasília – O desembarque – 109:19:18 de voo

Câmeras de transmissão enviaram imagens do desembarque para todo o planeta — Foto: Divulgação/Nasa

– 23:56 em Brasília – O primeiro passo do homem na Lua – 109:24:26 de voo

– 0:24 em Brasília – Marcar território – 109:52:40 de voo

– 0:45 em Brasília – Andar na Lua – 110:13:17 de voo

– 0:48 em Brasília – Ligação do presidente Nixon – 110:16:11 de voo

Controle:  “Neil e Buzz, o presidente dos EUA está neste momento no Salão Oval e quer falar algumas palavras para vocês, câmbio.” Armstrong: “Seria uma honra.”

Leia o discurso na íntegra:

“Neil e Buzz, estou falando com vocês por telefone do Salão Oval, na Casa Branca. Esse certamente tem que ser o telefonema mais histórico feito por aqui. Eu simplesmente não posso dizer o quanto estamos orgulhosos do que vocês fizeram. Para cada americano, este tem que ser o dia que mais traz orgulho em nossas vidas. E para as pessoas de todo o mundo, tenho certeza de que eles também se unem a nós ao reconhecerem que grande conquista é esta. Por esta conquista, os céus se tornaram parte do mundo do homem. Vocês nos falam de um mar de tranquilidade, nos inspiram a redobrar nossos esforços para trazer paz para a Terra. Um momento inestimável em toda a história do homem, todas as pessoas neste planeta são verdadeiramente uma só; únicas no orgulho pelo que vocês fizeram, e únicas em nossas orações de que retornarão com segurança à Terra.”

– 14:54 em Brasília – Volta à órbita lunar – 124:22:04 de voo

De volta para casa

O módulo lunar então se reacoplou à nave Columbus, controlada por Collins, e os três astronautas da Apollo 11 iniciaram a viagem de retorno à Terra.

Em 24 de julho, os exploradores entraram novamente na atmosfera terrestre às 13:35 do horário de Brasilia (195:03:01 de voo), e pousaram nas águas do Oceano Pacífico.

Do G1/Ciências e Saúde/ Do El país

One response to “SÁBADO MARCOU O 50º ANIVERSÁRIO DA CHEGADA DO HOMEM À LUA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo