SOMENTE 10% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA FEZ TESTE PARA COVID-19, DIZ IBGE

Foto: Raquel Portugal/Fiocruz

Ao menos 21,9 milhões de pessoas fizeram algum teste de diagnóstico de Covid-19 até setembro deste ano. Isso equivale a 10,4% da população do país. Os dados são da edição mensal da PNAD COVID19, divulgada nesta sexta-feira (23) pelo IBGE,

Entre o total de pessoas que realizaram algum exame, 4,8 milhões testaram positivo – o equvalente a 22,1%.

O Distrito Federal foi a unidade federativa com maior percentual de testes realizados, com 22.2%. A região é seguida pelos estados do Piauí (17%) e Goiás (16%). Já Pernambuco (6,8%), Acre (6,9%) e Minas Gerais (7,8%) se destacaram negativamente, entre as unidades com menor percentual.

Os dados mostram uma desigualdade considerável entre pessoas com e sem educação. Entre os brasileiros sem instrução ao fundamental incompleto, 5,5% realizaram testes de diagnóstico do vírus, enquanto entre aqueles com ensino superior completo ou pós-graduação, o número salta para 21,5%.

O porcentual também é maior no grupo de indivíduos com maior rendimento domiciliar per capita, chegando a 25,1% para aqueles na faixa de quatro ou mais salários mínimos. No mesmo período destacado, apenas 5,9% que se encontra na faixa de menos de meio salário mínimo fizeram ao menos algum teste.

Em relação às faixas etárias, pessoas com 30 a 59 anos de idade foram as mais testadas, 14,3%, seguidas pelos grupos de 20 a 29 anos (12,1%) e de 60 anos ou mais de idade (9,2%).

Fonte: CNN Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo