SEMSUR UTILIZA APARELHO DE ULTRASSOM PARA ANALISAR SAÚDE DAS ÁRVORES

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) está utilizando em Natal um aparelho de ultrassonografia para analisar a saúde das árvores que possibilita o diagnóstico para o tratamento preventivo, risco de queda ou erradicação. Contando com o apoio da Engemaia, empresa prestadora de serviços que atua na área de Engenharia Ambiental, a Semsur vai examinar nesta quarta-feira (20), um total de dez árvores na cidade.

O primeiro vegetal examinado foi uma algaroba na Avenida Rodrigues Alves, no bairro de Petrópolis. A árvore, que possui mais de 50 anos de idade, apresenta fraturas e risco de queda.

A ultrassonografia auxilia na identificação de problemas fitossanitários não visíveis sem o auxílio da tecnologia, o que permite um diagnóstico precoce de doenças. Antes do equipamento, todo o trabalho dos engenheiros era feito a olho nu. Com tecnologia de origem alemã, o equipamento aponta se há fungos na árvore, se o tronco está podre, se existe risco de queda e fornece subsídios para a adoção de ações preventivas.

O aparelho funciona através da análise da velocidade das vibrações mecânicas que são transformadas em imagens. A ação consiste na colocação de uma cinta que mede o diâmetro da árvore e, por cima, são instalados sensores ligados a um computador, que exibe o resultado do exame, em forma de gráfico, em poucos minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo