PAPA FRANCISCO CHEGA AO IRAQUE EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19

Viagem é desafiadora porque o Iraque tem problemas sanitários e há riscos de violência no País do Oriente Médio

Papa Francisco chegou ao Iraque no final da manhã desta sexta-feira (5). O voo da Alitália aterrissou no Aeroporto Internacional de Bagdá pouco antes das 12 horas (horário local), segundo uma publicação do Vaticano News. A visita do pontífice tem o objetivo de transmitir uma mensagem de paz ao país, que enfrenta anos de violência e conflitos.

Francisco foi recebido pelo primeiro ministro Mustafa Abdellatif Mshatat, conhecido como Al-Kadhimi e pelo Sr. Rahman Farhan Abdullah Al-Ameri, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Iraque junto à Santa Sé. Durante a recepção, duas crianças em vestes tradicionais ofereceram flores amarelas ao Papa.

Ao pousar no aeroporto internacional de Bagdá nesta sexta-feira, o Papa Francisco iniciou uma das mais importantes, controversas e arriscadas viagens de seus oito anos de pontificado. Na agenda, visitas a locais de massacres de cristãos, reuniões com líderes islâmicos e um olhar sobre as origens bíblicas das maiores religiões do mundo. Ao mesmo tempo, o momento da viagem, em meio à pandemia do novo coronavírus, e as questões de segurança podem se sobressair mais do que gostaria o Vaticano.

A visita também envolve um desafio sanitário por ocorrer em meio à pandemia do novo coronavírus. O Iraque registra atualmente 4 mil casos diários da doença. Além deste desafio, o papa passará por Mossul, antigo reduto do grupo Estado Islâmico.

Primeiros momentos do Papa no Iraque. Foto: Vatican News

De acordo com a publicação do Vaticano News, “o primeiro compromisso oficial do Papa Francisco em terras iraquianas será a Cerimônia de boas-vindas no Palácio Presidencial, com a visita de cortesia ao presidente da República, Barham Ahmed Salih Qassim.”

“Após a saudação do presidente e o discurso do Santo Padre, Francisco dirige-se para a Catedral de Sayidat al-Nejat (Nossa Senhora da Salvação), para o encontro com os bispos, sacerdotes, religiosos/as, seminaristas e catequistas. Ao final, Francisco se desloca para a Nunciatura Apostólica de Bagdá, onde passará a noite”, completa o texto.

O caminho de Francisco começa pelo bairro bagdali de Karrada, na Catedral da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde 58 pessoas morreram em 2010 em um ataque da rede terrorista al-Qaeda.

No sábado(06), na cidade sagrada de Najaf, ele se encontrará com o aiatolá Ali al-Sistani, uma das principais lideranças xiitas no mundo árabe. Ao longo de seu pontificado, Francisco se aproximou de nomes influentes no islamismo, incluindo o imã da Mesquita de al-Azhar, no Egito, um dos mais importantes centros de estudos do Islã.

Um dos grandes momentos será a ida à cidade histórica de Ur: pela tradição bíblica, ali nasceu Abraão, apontado como o patriarca das três maiores religiões monoteístas do mundo: cristianismo, judaísmo e islamismo. Francisco ainda vai orar com representantes de comunidades religiosas minoritárias, como os yazidis.

UOL/Com acréscimos do O Globo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo