APOIO A IMPEACHMENT DE BOLSONARO CAI PARA 50%, DIZ PODERDATA

Foto: Sérgio Lima

Metade dos entrevistados acham que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve sofrer impeachment e deixar de ser presidente, segundo pesquisa PoderData realizada nesta semana (5-7.jul.2021). O número representa uma queda de 7 pontos em relação à última vez que a taxa foi medida, no final de maio. A proporção dos que acham que Bolsonaro deve continuar no cargo aumentou 8 pontos percentuais no mesmo período, de 37% para 45%.

As datas coincidem com 2 momentos em que 55% da população avaliava o trabalho pessoal do presidente como ruim ou péssimoÉ número mais alto da série (leia aqui os dados de aprovação em maio e aqui os da rodada atual). Ou seja: o apoio à saída do presidente do cargo diminuiu em um cenário de igual desaprovação.

A mudança se deu especialmente no grupo que tem uma avaliação negativa do trabalho do presidente. Em maio, 91% dos que classificavam o seu trabalho como ruim ou péssimo apoiavam o impeachment; agora, o apoio à saída do presidente neste segmento está em 78%.

Esse é o 1º levantamento sobre a avaliação do impeachment de Bolsonaro feito depois das acusações de irregularidades na compra da vacina Covaxin, que tem ganhado forte repercussão na CPI da Covid e turbinaram os protestos contra o presidente no dia 3.jul.2021.

Esta pesquisa foi realizada no período de 5 a 7 de julho de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 421 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo