AOS 17 ANOS, POTIGUAR JARDÊNIA FELIX VIBRA COM BRONZE NO ATLETISMO: “FICHA AINDA NÃO CAIU”

Foto: Ale Cabral/CPB

A potiguar Jardênia Felix conquistou a medalha de bronze nos 400m da classe T20 nesta terça-feira. Debaixo de chuva, a atleta de apenas 17 anos cravou 57s43, sua melhor marca na carreira. O ouro ficou com a americana Breanna Clark (55s18) e a prata com a ucraniana Yuliiia Shuliar (56s18).

– Não estou acreditando, é muita emoção. Só tenho que agradecer a minha família e a todos que me ajudaram nessa caminhada. Feliz demais com o resultado, pois ainda melhorou o meu tempo – falou Jardênia logo após a prova.

Jardênia é a mais jovem da delegação brasileira no atletismo e também a mais nova entre os representantes potiguares em Tóquio. Em uma rede social, ela comemorou o feito e lembrou que tem mais um desafio pela frente nas Paralimpíadas.

– Palavras no momento me faltam, pois a ficha ainda não caiu. Um filme na cabeça, um sonho realizado, um presente de aniversário antecipado (faz 18 anos no dia 9 de setembro). Jamais esquecerei o dia de hoje e tudo que estou vivendo aqui. Vamos com tudo que ainda não acabou. Dia 3, às 7h da manhã (horário de Brasilia), vou competir mais uma vez, só que no salto em distância – publicou.

A medalhista potiguar competia no convencional até 2016. Em 2017 migrou para o esporte paralímpico após um técnico observá-la e identificar alguns sinais da deficiência intelectual. Os resultados logo começaram a aparecer e, em 2019, foi medalha de bronze nos 100m e 200m no INAS Global Games.

Jardênia é treinada em Natal por Felipe Veloso, que foi medalha de prata como atleta-guia da também potiguar Thalita Simplício, nos 400 metros T11 para deficientes visuais. Em 2020, chegou a se mudar para São Paulo, onde treinaria no Centro Paralímpico, mas a pandemia fez com que retornasse à capital potiguar.

– Um resultado excepcional. Ela teve dificuldade para ir aos treinos porque não tinha como pagar as passagens. Felipe a ajudava sempre que podia. Essa medalha será um divisor de águas para ela e a família – comemorou a ex-atleta Magnólia Figueiredo, presidente da Federação Norte-rio-grandense de Atletismo.

Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo