CAERN NEGA QUE TENHA PEDIDO REAJUSTE DE 71% NA TARIFA DE ÁGUA EM NATAL E DIZ QUE AUMENTO NÃO PASSARÁ DE 6%

Foto: Caern / Reprodução

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) negou nesta quinta-feira (5) que tenha pedido reajuste de 71% na tarifa de água dos consumidores de Natal, como noticiou o jornal Tribuna do Norte.

Em nota, a companhia afirmou ao PORTAL DA 98 FM que o percentual citado pela reportagem advém de um estudo apresentado à Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal (Arsban), em 2019, cujo índice apontava cenários relativos a investimentos na capital. Não se tratava, ressalta a Caern, de um pedido de aumento nas tarifas.

A Caern enfatizou que não pede reajuste, e sim apresenta cenários que contribuem para a definição da cobrança por parte da agência reguladora. “A população de Natal pode ficar tranquila que a tarifa da Caern não sofrerá reajustes fora da realidade”, afirma o diretor presidente da companhia, Roberto Linhares.

A nota complementa que a companhia “tem sido fiel à sua missão de atender à população, sempre levando em conta uma tarifa que as pessoas possam pagar”. A Caern destacou também que os reajustes e revisões de tarifas seguem a lei 11.445/2007, que observa o equilíbrio entre o fornecimento de água para a população e a manutenção dos custos com o fornecimento e tratamento de água e o esgotamento sanitário.

Em entrevista ao programa “12 em Ponto 98”, da 98 FM Natal, o presidente da Caern disse que, se houver reajuste, será de no máximo 6%.

“Uma companhia pública jamais impactaria a tarifa do cidadão de forma que ele não viesse a pagar ou em percentuais absurdos. A gente respeita a modicidade tarifária. Desde 2018 que a gente não tem reajuste de tarifa em Natal. A inflação foi de 13,12%. O percentual que está sendo submetido na Arsban é de 1,22%. Se tiver alguma alteração, não chegará a 6%, metade da inflação”, destacou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo