REGINA DUARTE É ALVO DE CRÍTICAS APÓS SUGERIR DIA DA CONSCIÊNCIA BRANCA

Foto: Sérgio Lima

Uma publicação da atriz e ex-secretária especial da Cultura Regina Duarte citando o Dia da Consciência Negra foi alvo de críticas nesta 2ª feira (22.nov.2021) nas redes sociais.

O post, publicado no domingo (21.nov.2021), mostra um vídeo do ator norte-americano Morgan Freeman afirmando que a data é “ridícula”. Na legenda, Regina escreveu:

“Ontem foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência Branca , amarela, parda…? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor por culpas antepassadas? Quando vamos parar de olhar pra trás e enfrentar o hoje e nós olharmos com a coragem da cara limpa? Maduros, evoluídos, conscientes de nossa luta, irmanados em nossa capacidade, de sermos humanos? Simplesmente irmãos?”.

Foto: Reprodução

Após críticas, Duarte desabilitou os comentários na publicação. O vídeo de Morgan foi gravado há 20 anos, no programa “60 Minutes”, com Mike Wallace. Nele, o ator diz que, para se combater o racismo, é melhor não falar dele. Porém, o próprio disse em declarações recente que mudou de ideia.

Declarações polêmicas fazem parte do repertório da ex-secretária de Cultura. Em maio de 2020, em entrevista ao canal CNN Brasil, Regina disse que “sempre houve tortura” e que não via motivos para “olhar para trás”, se referindo ao período da ditadura militar no Brasil.

Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo