CENTRO DE TESTAGEM PARA COVID REGISTRA FILA COM MAIS DE 500 PESSOAS EM DIA DE REABERTURA EM MOSSORÓ

Foto: Hugo Andrade / Intertv Costa Branca

Uma fila com mais de 500 pessoas que esperavam por um teste de Covid-19 foi registrada na manhã desta segunda-feira (24) durante a reabertura do Centro de Testagem de Mossoró, na região Oeste potiguar.

O centro funciona no Ginásio Pedro Ciarlini e estava desativado desde o ano passado, mas precisou ser reaberto para desafogar o atendimento nas UPA’s.

“Nós retiramos das portas das UBS’s essas pessoas que iriam só para fazer a testagem. Agora eles procuram o centro, já passam pelo médico, se for necessário, e já saem com as orientações de isolamento ou medicação”, explicou a secretária municipal de saúde, Morgana Dantas.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a orientação é que as pessoas só procurem o centro quando estiverem com 3 a 5 dias de sintomas suspeitos.

A aposentada Rosângela Silva estava com febre, dor de cabeça e na garganta. Procurou o centro e recebeu o resultado positivo para Covid-19. “Vou ficar isolada agora”, conta a idosa que já tinha tomado as três doses da vacina.

De acordo com o médico Henrique Marques que estava realizando os atendimentos no centro na manhã desta segunda (24), a maioria das pessoas que testa positivo está apresentando sintomas leves da doença.

“A maioria teve febre por um dia ou dois e com tosse e coriza. Por enquanto não estamos precisando encaminhar ninguém para unidade de saúde e nem hospital”, contou o médico.

De acordo com a SMS, nesse domingo (23), cerca de 60% dos testes feitos no município deram positivo pra Covid.

O município tem cerca de 20 mil testes em estoque e deve receber ainda essa semana mais 20 mil unidades pelo Ministério da Saúde.

A previsão da secretaria, é que o centro fique aberto, pelo menos, até o fim de fevereiro. O local funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo