COM AMEAÇA DE GREVE DOS PROFESSORES, ESCOLAS DO RN FICAM SEM AULAS NO 1º DIA DO ANO LETIVO

Foto: Danilo Bezerra / Seec

Escolas da rede estadual de ensino ficaram sem aulas nesta segunda-feira (14) no Rio Grande do Norte. Ignorando o calendário definido pela Secretaria Estadual de Educação (Seec), professores de várias escolas não compareçam para o 1º dia do ano letivo de 2022, em meio à ameaça de que a categoria entre formalmente em greve.

De acordo com a Seec, as escolas que não tiveram aulas nesta segunda-feira decidiram adiar o início do ano letivo para aguardar a definição da assembleia do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte-RN), que acontece nesta segunda ao longo do dia. O adiamento do ano letivo ocorreu nas escolas onde a tradição sindical é maior.

A Seec afirma que a orientação é que as aulas sejam retomadas imediatamente, a menos que a categoria formalize a greve. A pasta não disse quantas escolas ficaram sem aulas nesta segunda-feira e pontuou que não se pode falar em “adesão” a movimento paredista porque a greve ainda não está deflagrada. O que está aprovado pelo Sinte-RN é um “indicativo de greve”, que precisa ser confirmado em assembleia para valer.

Segundo o jornal Tribuna do Norte, pelo menos três escolas de Natal visitadas pela reportagem estavam sem aulas nesta segunda-feira: Floriano Cavalcanti, Edgar Barbosa e Atheneu.

Professores cobram aumento

Os professores ameaçam entrar em greve para pressionar o Governo do Estado a pagar um reajuste de 33,24% no piso salarial, definido pelo Governo Federal no início de fevereiro e que é de cumprimento obrigatório por estados e municípios.

Na semana passada, o Governo do Estado informou que não tem recursos para pagar o aumento na íntegra e apresentou uma proposta de pagamento escalonado, que foi rejeitada pela categoria.

Pela proposta apresentada pelo Governo do Estado, os professores em começo de carreira receberiam o reajuste de 33,24%. Os demais receberiam reajustes variados, inferiores aos 33,24%, com o valor mínimo de 13%, de acordo com o tempo de carreira. Até o final do ano, todos os professores deveriam ser contemplados com o valor total do piso. 98FM, com informações da Tribuna do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo