AÇÕES DO 18 DE MAIO LEVAM CONSCIENTIZAÇÃO NO COMBATE AO ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Foto: Aline Steice, Suênia Abrantes e Thaiane Varela

Fotos; Reprodução

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social – SEMTHAS, realizou na manhã desta quarta-feira(18), uma gincana alusiva ao 18 de Maio, envolvendo alunos da Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo, do Instituto Pio XII, e crianças e jovens atendidos pelos serviços da Assistência Social.

A secretária municipal da SEMTHAS, Suênia Abrantes, destacou o empenho do gestor municipal no desenvolvimento das ações empreendidas pela SEMTHAS: “Os profissionais envolvidos nas ações trabalham com total apoio do prefeito Zé Figueiredo, encaminhando denúncias para que sejam investigadas e encaminhadas aos órgãos competentes”. Suênia ressaltou ainda que as ações seguem durante todo o mês: “Começamos o mês de maio com a proposta de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, acrescentou.

As atividades foram iniciadas no dia 09 deste mês com capacitação para professores da rede municipal de ensino e seguem com torneio esportivo, roda de conversa e gincana, ações que que estão sendo realizadas com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes, além de ajudar esse público a identificar possíveis abusos e a denunciarem seus agressores,

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Aline Steice, falou sobre a importância de identificar os sinais e agir para proteger as vítimas.

“Temos que ensinar as nossas crianças e adolescentes que eles podem denunciar sim, abusos, infelizmente o medo e ameaças fazem com que as vítimas se calem, por isso enquanto adultos temos que identificar os sinais e agir para proteger as vítimas. Conversar sobre o tema e ensinar onde uma criança não deve ser tocada é a principal arma para prevenção”, destacou.

O 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Diariamente, crianças e adolescentes são expostos a várias formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação a prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente as vítimas que, em sua maioria, não têm a percepção do que é o abuso sexual.

Além dos profissionais da Assistência Social o evento foi prestigiado pela chefe de gabinete Thaiane Varela, que representou o prefeito Zé Figueiredo, como também por vereadores, secretários municipais, representantes do Conselho Tutelar e demais servidores municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo