CHUVA NO GRANDE RECIFE CAUSA DESLIZAMENTOS DE BARREIRAS, ALAGAMENTOS E TRANSTORNOS

Moradores encontram corpo arrastado pela água, em Jaboatão — Foto: Vítor Oliveira/g1

Sob alerta de grande perigo, na classificação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado de Pernambuco já soma seis mortes em deslizamentos nos últimos quatro dias. A última aconteceu neste sábado após as tempestades que começaram na noite desta sexta-feira.

Mais de 100 milímetros de chuva form registrados em poucas horas, neste sábado (28), em diversos pontos do Grande Recife. O temporal, previsto pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), causou deslizamentos de barreiras, alagamentos e inúmeros transtornos na região .

Neste sábado, dois homens morreram em deslizamentos de barreiras causados pela chuva. As chuvas fortes que atingem o Grande Recife e a Zona da Mata desde o domingo (22) provocaram a morte de outras cinco pessoas nesta semana.

Além dos óbitos, as chuvas fizeram com que quase mil pessoas deixassem as casas onde moram por causa dos alagamentos e deslizamentos de terra.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), os locais em que mais choveu foram Itapissuma, com 318 milímetros; Jaboatão, com 237 milímetros; e o bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, com 218 milímetros.

O Inmet divulgou na manhã deste sábado que há o risco de chuvas superiores a 60 mm/h e que podem passar até de 100 mm/dia. “Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”, apontou o relatório.

O Globo/g1

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo