PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU PROMOVE AÇÃO EDUCATIVA EM ALUSÃO AO DIA DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Secretária municipal da Semthas, Suênia Abrantes – Foto: Arquivo/Ilustrativa

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), está realizando diversas atividades em alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

As atividades foram iniciadas no dia 09 deste mês com capacitação para professores da rede municipal de ensino, e seguem com torneio esportivo, roda de conversa e gincana, ações que serão realizadas com o objetivo de conscientizar a população em geral da importância de proteger as crianças e adolescentes, além de ajudar esse público a identificar possíveis abusos e a denunciarem seus agressores,

“Começamos no início de maio essas ações, com a proposta de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, disse a secretária municipal da SEMTHAS, Suênia Abrantes,ressaltando que as ações seguem durante todo o mês.

Diariamente, crianças e adolescentes são expostos a várias formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação a prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente as vítimas que, em sua  maioria, não têm a percepção do que é o abuso sexual.

“Temos que ensinar as nossas crianças e adolescentes que eles podem denunciar sim, abusos, infelizmente o medo e ameaças fazem com que as vítimas se calem, por isso enquanto adultos temos que identificar os sinais e agir para proteger as vítimas. Conversar sobre o tema e ensinar onde uma criança não deve ser tocada é a principal arma para prevenção”, disse Aline Steice, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A data foi determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo