SEM VACINA, TÉCNICO TEM ESTREIA ADIADA NO AMÉRICA-RN: “EM NENHUM MOMENTO NINGUÉM COLOCOU ARMA NA MINHA CABEÇA E DISSERAM QUE É OBRIGADO A SE VACINAR”

Edson Vieira tem estreia adiada no América-RN  — Foto: Augusto César Gomes

Apresentado como novo técnico do América-RN na última quinta-feira, Edson Vieira não pôde estrear na partida contra o Afogados, no sábado, porque não havia se vacinado contra a Covid. A inscrição em súmula de jogo exige o certificado de vacinação, de acordo com o Guia Médico da Confederação Brasileira de Futebol, publicado no início do ano. O profissional – jogador ou integrante da comissão técnica – precisa aguardar 14 dias após a aplicação da dose única (ou segunda dose) para poder atuar.

O auxiliar Leandro Sena comandou a equipe rubra na derrota por 1 a 0 para o Afogados, na Arena das Dunas, em Natal. Mesmo ausente na beira do campo, por causa desse impedimento, Edson Vieira participou da entrevista coletiva com as emissoras de rádio e tentou se justificar.

Disse que não havia tomado a vacina por conta de “problema familiar com trombose, problema de coração, de infarto, hereditário” e afirmou que fez “87 testes de Covid, e não pegou Covid”.

– Acho que é uma decisão de um brasileiro, eu vivo em um país democrático. Em nenhum momento ninguém colocou uma arma na minha cabeça e disseram que é obrigado a se vacinar. Não queria nem entrar nesse mérito, porque não é futebol. Eu quero que você faça pergunta de futebol. Se eu tomei a vacina ou não, se ‘Zezinho’ tomou ou não, é direito de cada um – falou.

Edson Vieira, 56 anos, tomou a vacina da Janssen (dose única) “às pressas” no sábado pela manhã, na UBS São João, em Natal, e, pelo exposto no Guia Médico, só poderá comandar o time americano no duelo contra o Globo FC, no dia 15 de maio. Antes, no dia 7, o América enfrenta o Retrô, novamente na Arena das Dunas.

Questionado sobre não ter se vacinado anteriormente para seguir a regra da CBF, ele falou:

– Eu estava atuando? Eu fiz uma carta para os médicos da Federação Paulista e eles entenderam. E eu trabalhei.

A FPF, realmente, não exigia o comprovante de vacinação aos profissionais na disputa da Série A3 do Campeonato Paulista, na qual Edson comandou o São José-SP até pouco tempo.

Após ter se vacinado em Natal, Edson terá que esperar os 14 dias indicados no Guia Médico. Neste momento da coletiva, ele ainda mostrou desconhecimento do regulamento.

– Eles exigem a vacinação, eu tomei a vacina dose única. ‘Pera’ um pouquinho, então eu não posso trabalhar? Eu sou impedido de todas as formas? – indagou.

Sobre a demora de ter tomado a vacina, Edson disse que isto “entra num tema que dividiu o país”.

– Estou entrando num debate que não é comigo. Não sou ministro de Saúde, não sou governador, não sou presidente. Sou um treinador de futebol. Não tem que entrar nisso.

Ausente da beira do campo na derrota para o Afogados, o treinador ainda disse:

– Você acha que eu ia decidir o jogo se estou no banco?

O América perdeu por 1 a 0, gol de Paulista, e caiu para o quinto lugar do Grupo A3, com quatro pontos.

Edson Vieira foi contratado esta semana para substituir Leandro Sena, que voltou a ser auxiliar do clube após comandar a equipe no segundo turno do Campeonato Potiguar.

O América não se manifestou sobre as declarações do novo treinador. Com informasções do g1/RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo