JUBILEU DE PLATINA: REINO UNIDO INICIA CELEBRAÇÕES DOS 70 ANOS DE REINADO DE ELIZABETH II

Ao centro, a rainha Elizabeth II  na sacada do Palácio de Buckingham; da esquerda para a direita: Camilla, duquesa da Cornualha; príncipe Charles; príncipe Louis, Catherine, duquesa da Cambridge; princesa Charlotte; príncipe George e príncipe William – Foto: Daniel Leal/AFP

O Reino Unido começa, nesta quinta-feira (2), a celebrar o “Jubileu de Platina”, evento que marca as comemorações dos 70 anos de reinado da monarca britânica Elizabeth II.

A data especial foi declarada pelo Palácio de Buckingham como feriado de quatro dias – entre quinta e domingo (5) –, e contará com festividades, que vão desde um enorme show com a presença de ídolos, como a banda Queen, até pequenas festas de rua.

Por volta das 06h45 desta quinta (2), a família real deixou o Palácio de Buckingham, em Londres, para dar início ao Jubileu de Platina. Eles percorreram um percurso de cerca de 1 km até o Horse Guards Parade, para um desfile militar.

Multidões de simpatizantes se aglomeraram para acompanhar a saída dos membros da realeza, que se dividiu em grupos. O príncipe Charles participou da procissão real a cavalo, assim como seu filho, o príncipe William e sua irmã, a princesa Anne.

A duquesa da Cornualha, Camila, e a duquesa de Cambridge, Catherine, foram na primeira de três carruagens, com os três filhos de Catherine.

O filho mais novo da rainha, Edward, foi acompanhado por sua esposa, Sophie e seus dois filhos, Lady Louise Mountbatten Windsor e James, na segunda carruagem.

Enquanto isso, o duque e a duquesa de Gloucester e o marido de Anne, Tim Laurence, estão na retaguarda.

Durante o desfile militar, o príncipe Charles ficou ao lado de sua irmã. Charles representa a rainha neste desfile, no papel cerimonial que ela tradicionalmente desempenha.

Outros membros da realeza, entre eles a duquesa de Cambridge e a princesa Charlotte foram vistos assistindo o desfile do gabinete do major-general. Como Coronel da Guarda Galesa, o Príncipe de Gales está vestindo a Guarda da Ordem de Honra – uma túnica escarlate e pele de urso com faixa de cardo verde.

A festa está sendo preparada há meses, e eventos ocorrem desde o início do ano. Isso porque duas datas são comemoradas em relação à chegada de Elizabeth à coroa. A primeira é o dia 6 de fevereiro – conhecido como Dia da Ascensão, data em que o rei George VI morreu e Elizabeth passou a ser a monarca do Reino Unido –, e a segunda é o dia 2 de junho, no qual ocorreu a cerimônia de coroação na Abadia de Westminster, em Londres, em 1952.

Para as comemorações do feriado prolongado, todos os membros da família real britânica devem estar presentes, incluindo o príncipe Harry, Meghan Markle e seus dois filhos, Archie e Lilibet.

A informação foi adiantada por uma fonte próxima ao casal, que ainda afirmou que eles não devem aparecer na tradicional varanda do palácio de Buckingham durante a parada Trooping the Colour.

A rainha teria pedido que apenas membros que cumprem funções da realeza atualmente comparecessem no momento, o que exclui o casal e o príncipe Andrew, acusado de abuso sexual de menores.

CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo