ESTUDANTE SAUDITA É CONDENADA A 34 ANOS DE PRISÃO POR USAR O TWITTER

Democracy Now/Reprodução

Salma al-Shehab, estudante da Universidade de Leeds, na Inglaterra, foi para a Arábia Saudita passar as férias e acabou condenada a 34 anos de prisão. O motivo: ter uma conta no Twitter e retuitar mensagens de oposicionistas ao governo saudita.

A mulher, que tem 34 anos e é mãe de dois filhos pequenos, havia sido condenada a três anos de prisão por “causar agitação pública e desestabilizar a segurança civil e nacional”, segundo a sentença. Porém, na última segunda-feira (15/8), um tribunal de apelações reviu os termos após um promotor público apontar outros supostos crimes.

Segundo o jornal inglês The Guardian, Shehab também foi acusada de estar “ajudando aqueles que procuram causar agitação pública e desestabilizar a segurança civil e nacional seguindo suas contas no Twitter”. Há a chance de a mulher buscar recurso no caso.

Nos últimos tempo, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman tem atacado usuários do Twitter. Ele também estaria tentando controlar uma grande participação indireta na empresa de mídia social dos EUA por meio do fundo soberano saudita.

Metrópoles

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo