DEPOIS DA MORTE DE ELIZABETH II, CHARLES III DISCURSA PELA PRIMEIRA VEZ COMO REI

Foto: Yui Mok/Pool via REUTERS

O rei Charles III, recém-chegado ao trono britânico, retornou a Londres nesta sexta-feira, 9, do Castelo de Balmoral, na Escócia, um dia após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, para fazer seu primeiro discurso como rei. Como a rainha, ele prometeu dedicar toda a sua vida aos britânicos. Sua cerimonia oficial de proclamação, no entanto, será apenas no sábado, 10, no Palácio de Saint James.

Pela primeira vez, a cerimônia no palácio, uma residência real Tudor perto do Palácio de Buckingham, é televisionada. A transmissão da mensagem pré-gravada começou às 18h locais (14h de Brasília).

Charles relembrou quando sua mãe falou à nação pela primeira vez, em sua viagem à África em 1952, após o morte de seu pai, o rei George. “Falo com vocês com em um luto profundo”, foram as primeiras palavras de Charles como rei Charles III pela televisão.

A cerimônia é realizada em duas partes, a primeira das quais inclui uma reunião do Conselho Privado do rei, um grupo de conselheiros do monarca que normalmente alcançaram altos níveis de cargos públicos. O rei não esteve presente nessa reunião, segundo o Palácio de Buckingham.

Durante essa cerimônia, o conselho o proclama o soberano e, em seguida, aprova formalmente vários arranjos para a próxima proclamação de seu governo. Na segunda parte da cerimônia, o rei Charles III se reune com seu Conselho Privado.

O novo rei faz então quatro declarações públicas tradicionais que gerações de monarcas fizeram antes dele.

Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo