LEI MUNICIPAL DECLARA PADRE TIAGO THEISEN PATRONO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM NATAL

 

 Foto: Joana Lima/  Secom

A um mês do primeiro aniversário de falecimento do Padre Tiago Theisen, o prefeito Álvaro Dias declara, por meio da Lei de nº 7.384, o título de Patrono da Educação Infantil do Município de Natal, em memória ao educador e religioso pelo incansável trabalho em favor da educação das crianças carentes da cidade.

A portaria, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (8), reafirma a importância da trajetória do religioso belga, que durante mais de 50 anos dedicou-se às atividades de educação voltadas aos mais pobres em Natal, sobretudo na Zona Norte, seu território também afetivo, onde era carinhosamente conhecido como o Apóstolo do Bom Pastor. Desde 2010, ele era pároco emérito da Paróquia de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, na Zona Norte.

O religioso foi fundador das paróquias N. Sª do Perpétuo Socorro, nas Quintas, e Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina. Nessa região, ainda construiu mais de 20 igrejas, sempre com salas de aula do lado para trabalhar com crianças da pré-escola. Estima-se que 52 mil crianças foram atendidas em seus projetos.

Perfil
Tiago Theisen nasceu em Namur, na Bélgica, em 1930, e foi ordenado padre em 1955, após estudar Teologia e Filosofia. Chegou ao Brasil em 1968, após o pedido do então arcebispo Dom Nivaldo Monte a Roma para enviar padres europeus, pois vários seminários no país haviam fechado suas portas durante a ditadura militar.

No campo do sacerdócio, foi responsável pelo encaminhamento de 27 padres à ordenação e construiu 46 igrejas como atuante trabalhador em sua fé cristã. Até seu falecimento, em 9 de outubro do ano passado, ocupava as funções de Pároco Emérito da Paróquia de Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina, e de diretor Arquidiocesano do Apostolado da Oração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo