Adolescente detalha à PF como conseguiu invadir conta de Janja

Foto: Sergio Lima / AFP

O adolescente de 17 anos que admitiu ter invadido o perfil de Janja da Silva no X (antigo Twitter) disse, em depoimento à Polícia Federal, como acessou a plataforma. O jovem afirmou que encontrou informações do e-mail e da senha da primeira-dama por meio de vazamento de dados na internet. Ele confessou que fez mais de 30 postagens com ofensas a Janja.

O adolescente relatou que não planejou acessar previamente a conta da primeira-dama e que o fez após encontrar os dados dela de maneira casual na internet. Disse ainda que acessou a conta de e-mail e a rede profissional Linkedin da primeira-dama, mas que não realizou alterações e nem analisou ou baixou as conversas e o conteúdo ao qual teve acesso. Janja tem um Linkedin que está sem uso.

O jovem relatou que seu objetivo era apenas fazer postagens na plataforma X. Afirmou também que está arrependido de ter feito a invasão e que não pensava que o ataque hacker teria tanta repercussão.

O menor de idade foi alvo de um mandado de busca e apreensão da PF, nesta manhã, em Sobradinho (DF). Como informou a jornalista Camila Bonfim no “G1”, ele confessou a invasão já neste momento.

A PF apreendeu com ele um computador, dois celulares e cinco pen-drives. Por ser menor, ele foi ouvido na condição de informante. Entre os crimes investigados estão difamação e invasão de dispositivo informático. O caso corre no inquérito das milícias digitais, conduzido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, por disseminar conteúdo de ódio contra autoridades.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo