Prefeito ‘dançarino’ é investigado pela PF por falsificar histórico escolar para concorrer às eleições

Foto:Reprodução/Redes sociais

O prefeito Ailton Gomes Medeiros, da cidade de Nova Palmeira, na Paraíba, é investigado por suspeita de ter falsificado o histórico escolar dos ensinos fundamental e médio para poder concorrer às eleições que deram posse a ele como chefe do executivo municipal, de acordo com informações da Polícia Federal.

Em março de 2023, o prefeito foi motivo de polêmica, após ser flagrado “dançando até o chão”, na Capital Federal, durante um jantar promovido pelo senador Efraim Filho, quando foi participar da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Nesta quinta-feira (25), a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão que foram expedidos pela Justiça Eleitoral.

A casa do prefeito e o gabinete da prefeitura de Nova Palmeira foram alvos dos mandados. Conforme a PF, o prefeito cometeu o crime de falsidade para fins eleitorais, que está previsto no Código Eleitoral.

Atualmente, a legislação prevê que para concorrer a cargos políticos é necessário apenas a comprovação de alfabetização, sem necessariamente ter a conclusão do ensino fundamental ou médio.

Ailton Gomes foi reeleito para o segundo mandato como prefeito em Nova Palmeira em 2020. Antes disso, em 2016, foi eleito pela primeira vez para o cargo no executivo municipal.

Em outras duas oportunidades, inicialmente em 2004, foi eleito como vereador da cidade, assim como em 2008. Em 2012, conseguiu o cargo de vereador pela terceira vez, no entanto, por cota partidária.

O prefeito Ailton Gomes que, por meio de sua defesa, informou que “não há qualquer indício de falsidade em nenhum documento apresentado por ocasião das eleições de 2020” e que “nenhum documento foi apreendido na busca e apreensão pela Polícia Federal”.

Além disso, a defesa afirmou ainda que, em 2020, uma denúncia sobre uma possível fraude do histórico escolar do prefeito foi arquivada pelo Ministério Público da Paraíba.

g1/PB/Click PB

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo