Em nova fase da Lesa Pátria, PF tenta prender 3 e faz buscas contra financiadores do 8 de janeiro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) cumpre 34 mandados judiciais na manhã desta quinta-feira, 29, em uma nova fase da Operação Lesa Pátria, que busca identificar pessoas que financiaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, quando o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, foram invadidos e depredados.

Expedidos pelo STF, 24 dos mandados são de busca e apreensão, três são de prisão preventiva e sete de monitoramento eletrônico. A ação acontece em oito localidades: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal.

Os nomes dos alvos não foram divulgados. De acordo com a TV Globo, um deles é o empresário Joveci Xavier de Andrade, um dos donos da rede Melhor Atacadista. Ele já foi apontado como um dos financiadores do acampamento bolsonarista em frente ao quartel-general do Exército. Na CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do DF, ele negou participação nos ataques, mas disse que esteve no local dos atos no dia 8 de janeiro.

Na operação, também foi determinado o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados. Segundo a investigação, a quantia dos danos causados ao patrimônio público pode chegar a R$ 40 milhões.

Os fatos investigados constituem, em tese, os seguintes crimes:

Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

Golpe de Estado;

Dano qualificado;

Associação criminosa;

Incitação ao crime;

Destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo