Lula é denunciado por dizer que jovem negra “gosta de um batuque”

Foto: Reprodução/Canal GOV

O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) protocolou nesta 2ª feira (5.jan.2024) uma notícia-crime contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por um comentário feito sobre uma mulher negra durante a visita na fábrica da Volkswagen na 6ª (2.fev). Eis a íntegra da denúncia (PDF – 658 kB).

Ao apresentar a estudante Luiza Eduarda Leôncio, uma jovem negra que estava sentada entre as autoridades presentes na visita, Lula disse ter achado que ela era uma cantora, namorada de alguém ou percussionista, “porque uma afrodescendente assim gosta de um batuque, de um tambor”.

Segundo o Bilynskyj, o presidente praticou o crime de Discriminação Racial “ao associar automaticamente uma mulher negra com tranças a atividades específicas, como ser cantora ou estar envolvida com batuques, ele parece ceder a generalizações prejudiciais.”.

Ele também disse que a abordagem “pode ser interpretada como contraproducente e não condizente com os princípios estabelecidos nas convenções internacionais ratificadas pelo Brasil”. A denúncia foi apresentada à PGR (Procuradoria Geral da República).

Questionada pelo Poder360, a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) disse que a fala de Lula foi uma “exemplificação do que são os estereótipos para criticar sua perpetuação”, já que a jovem não estava no palco pelos motivos inicialmente ventilados pelo presidente.

Poder 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo