ALEMÃES NO RN – NEGÓCIOS E CONVÊNIOS

Foto/Agosto 2012: Presidente da FIERN recebe visita da comitiva alemã da Renânia-Palatinado).

Uma comitiva de empresários e autoridades governamentais alemães estará em Natal nesta quinta-feira, 25, para Rodada de Negócios com empresários do Rio Grande do Norte, workshop e assinatura de contratos e convênios com a FIERN, Governo do Estado, UFRN e CTGÁS-ER.

A Rodada de Negócios, das 11 às 17 horas, e o workshop, às 14 horas, serão realizados no Hotel Serhs, na Via Costeira, pela FIERN e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK-Brasil) e a assinatura dos contratos ocorrerá no Olimpo Recepções.

A vinda da delegação alemã é resultado do esforço dispensado durante a gestão do ex-presidente da Federação das Indústrias, Flávio Azevedo, e continuado pelo atual, Amaro Sales.

Chefiada pela ministra da Economia, Proteção Climática, Energia e Planejamento Territorial do estado alemão Renânia-Palatinado, Eveline Lemke, a comitiva representa empresas atuantes em setores como segurança, saneamento, produtos químicos, equipamentos industriais, engenharia, pesquisa e consultoria, distribuição de produtos, energia solar e bombas.

Assim como a ministra, as empresas representadas também vêm da Renânia-Palatinado. Essa é uma região conhecida por sua contribuição para as indústrias química, automobilística, metalúrgica, de máquinas e equipamentos, alimentícia e papeleira, editorial e gráfica.

Os empresários alemães procuram parceiros para distribuição de produtos, para formação de joint ventures, representantes comerciais e transferência de know-how.

As rodadas de negócios permitem uma aproximação direta e pessoal entre empresários com interesses e perfis em comum. Os encontros são acompanhados por intérpretes e representantes da Câmara Brasil-Alemanha e funcionam como um eficiente meio de comunicação entre empresas que pretendem expandir seus negócios para ambos os países.

CONTRATOS DE COOPERAÇÃO

Durante o evento no Olimpo Recepções, às 20 horas, serão assinados contratos de cooperação entre a UFRN, o CTGAS-ER, a FIERN, e o governo do estado do RN com as instituições alemãs, associação das câmaras de comércio e indústria na Renânia-Palatinado, Agroscience Instituto de Agroecologia, GKM e KB Container. Os contratos visam, principalmente, a realização de pesquisas e troca de informações em diferentes áreas tecnológicas.

No caso do convênio entre a UFRN e a RLP Agroscience GMBH – Instituto de Agroecologia, o acordo irá promover visitas e intercâmbio de professores, estudantes e técnicos administrativos das referidas instituições, objetivando a realização de atividades voltadas à pesquisa, ensino, extensão e gestão; organização conjunta de eventos acadêmicos, científicos e culturais; cursos de diferentes níveis e categorias, além de facilitar o acesso à infraestrutura informacional e laboratorial das respectivas instituições.

 Entre o CTGÁS-ER e a GKM Ingenieure e a RLP Agroscience será assinado um contrato de PPP – Parceria Público Privada – para o tratamento de água potável em Natal. O projeto possibilita novas técnicas de gestão sustentável da água, em particular o tratamento de água salgada e de água salobra para produção de água potável, de forma descentralizada utilizando plantas-solar.

Na ocasião, o presidente da FIERN, Amaro Sales, e o presidente da Associação das Câmaras de Comércio e Indústria, Manfred Sattler, assinarão memorando de entendimento visando fomentar a economia nos dois estados, através da troca informações sobre os pedidos de empresas que querem trabalhar com empresas da região, intercâmbio de conhecimento, assistência mútua na organização e realização de eventos que sirvam para informar as empresas sobre as oportunidades e condições econômicas e seleção conjunta de outras áreas que ofereçam potencial para uma possível colaboração e pesquisa entre os parceiros.

O evento no Olimpo será encerrado com assinatura de um protocolo de intenções entre o governo do estado e a empresa KB Container, para instalação de uma unidade industrial no município de São José de Mipibú.

RENÂNIA-PALATINADO

De acordo com o Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis) as exportações da Renânia-Palatinado para o Brasil cresceram 37,7% entre 2009 e 2011, tendo atingido o valor de US$ 629 milhões no ano passado. As importações de produtos brasileiros pelo estado alemão, por sua vez, cresceram 12,9% no mesmo período e chegaram à marca de US$ 550 milhões em 2011.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) é uma entidade que desenvolve um papel essencial no fomento das relações econômicas entre os dois países. Filiada à Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), a Câmara Brasil-Alemanha atua como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países do Mercosul e da União Europeia.

Situado no sudeste da Alemanha, o Estado da Renânia-Palatinado faz fronteira com a França, a Bélgica e Luxemburgo. Incentivos à inovação e desenvolvimento de tecnologias de ponta são políticas fomentadas pelo Estado. A sua economia caracteriza-se pela forte presença do setor químico, seguido pela indústria automobilística, metalurgia, máquinas e equipamentos e setor alimentício. Nos últimos anos, registrou-se um forte desenvolvimento da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo