Sesap convoca população para vacinação contra a Poliomielite

gotinhas_polio

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi encerrada nesta sexta-feira (21), mas, nos mais de 100 municípios do RN onde a meta de cobertura vacinal – correspondente a 95% – não foi atingida, as doses continuarão disponíveis nos postos de saúde até o dia 5 de julho.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta pais e responsáveis que ainda não compareceram aos postos que levem as crianças com faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos para receberem a vacina, munidos da carteira de vacinação da criança.

No Rio Grande do Norte, a população a ser vacinada é de 218.268 crianças. Até a tarde desta sexta-feira (21), foram aplicadas 174.256 doses, o que corresponde a 79,83% da meta estabelecida para a cobertura vacinal no RN. Em todo o Estado foram disponibilizados à população 917 postos de vacinação fixos e 715 volantes. Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) a Grande Natal alcançou até o momento a cobertura vacinal de 68,91% da população-alvo da campanha.

Segundo a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Stella Leal,a vacinação é relevante, porque o Brasil possui o certificado internacional de que não há circulação do vírus em seu território e, para manter essa certificação, é necessária a cobertura vacinal de pelo menos 95% da população-alvo”. Além disso, explicou Stella Leal, a vacina propicia tanto a imunização individual, quanto a coletiva.

A subcoordenadora acrescentou que não há contra-indicação absoluta à administração oral contra a poliomielite, mas deve-se evitar a vacinação de crianças portadoras de infecção aguda, com hipersensibilidade a algum componente da vacina, além de crianças que, no passado, tenha apresentado qualquer reação anormal a esta vacina.

Stella Leal destacou, ainda, a importância de os municípios inserirem no sistema de informação os dados referentes à vacinação, para que se possa ter um real conhecimento da situação. Até a tarde desta sexta-feira (21), os percentuais de cobertura vacinal das Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursap’s) são:

I Ursap – 89,23% / II Ursap – 78,38% /  III Ursap – 94,36% /  IV Ursap – 91,67% / V Ursap – 86,62% / VI Ursap – 88,75%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo