CABOCLO CONTA COMO SURGIU O MUNICÍPIO DE SERRINHA

x

A festa de emancipação política do município de Serrinha, na região Agreste do Rio Grande do Norte, realizada na quarta-feira (02), teve na sua abertura, na última noite de comemorações, uma apresentação teatral que contou a história da criação do município.

A população da cidade e dos municípios vizinhos prestigiaram o evento.

x

Um caboclo sentado em uma cadeira, na rua central da cidade falava para três crianças como surgiu o município de Serrinha.

– Anteriormente chamado de Serrinha do Olho D’água, o município surgiu da expansão da pecuária pernambucana ainda no século XIX. O caboclo contou que a origem do nome Serrinha do Olho D’água se deu pelo motivo da existência de dois olheiros perenes que abasteciam  o povoado com água, mesmo no período de grandes estiagens no Agreste.

x

No tempo em que os fatos eram falados pelo caboclo para as três crianças, um grupo de artistas amadores do município encenavam as falas dando realidade aos fatos.

x

– Por volta do ano de 1850, com o aparecimento de uma nova comunidade rural situada perto de um olho d’água, foi construída uma capela em homenagem a Santo Antônio, marcando a presença da religiosidade no povoado de Serrinha do Olho D’água.

x

Só no dia 2 de outubro de 1963, através da Lei n°2.942, o povoado foi desmembrado do território de Santo Antônio, passando a existir como município, agora com a denominação de Serrinha. Após a instalação do município, o seu primeiro governante por indicação do influente deputado Paulo Barbalho foi o cidadão João Evangelista de Salles, nomeado pelo então governador Aluízio Alves, tendo governado o município de Serrinha até o final do ano de 1964.

x

Enquanto o caboclo contava a história da criação do município, enfocando fatos pitorescos da região, o prefeito Fabiano de Souza acompanhava a narrativa entre os seus concidadãos reunidos no centro da cidade.

DSC04034

A ideia de contar a história do município de Serrinha através da belíssima interpretação de um grupo de jovens atores amadores do município, incentiva a cultura e enaltece a cidadania.

SERRINHA

serrinha foto

Foto: Divulgação

Serrinha, município no estado do Rio Grande do Norte, localizado na microregião do Agreste Potiguar. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 7.253 habitantes. Área territorial de 191 km², o que corresponde a uma densidade populacional de 38 hab/km².

Esta comunidade do agreste potiguar está localizada ao pé da serra que lhe deu o nome. Serrinha, denominada por uma grande pedra, é a principal beleza natural deste município. Antigamente chamada de Serrinha do Olho D´Água

Ela surgiu da expansão da pecuaria pernambucana na segunda metade do século XIX, quando aí fixou residência o capitão Cecilio Correia de Andrade. Outros povoadores fizeram a mesma trajetória, tais como Luis Antonio Aguiar, Vicente Barros e Sebastião Sátirio da Costa, vindos também de Pernambuco e da paraiba.

O município tem como marco histórico os CACIMBÕES construídos no século XIX, ainda na época do império, pelo então Capitão Cecílio Correia de Andrade, àquela época, Senhor das terras onde ficavam escravos. Estes cacimbões foram então construídos de tijolos, barro e cimento com, aproximadamente 12 metros de profundidade.

No dia 2 de outubro de 1963, através da Lei n°2.942, o povoado foi desmembrado do território de Santo Antônio, tornando um novo município com a denominação Serrinha.

Após a instalação do município, o seu primeiro governante foi o Sr. João Evangelista de Salles, que foi nomeado o primeiro intendente, tendo governao até o final e 1964.

O primeiro prefeito eleito foi o Sr. José Teixeira de Souza que iniciou uma nova era de progresso. Sua gestão no periodo de 1965 até 1969.
Sua administração foi seguida posteriormente pelos seguintes governantes:
DE 1970 A 1972 – MANOEL DO CARMO SANTOS
DE 1973 A 1976 – JOSÉ TEIXEIRA DE SOUZA
DE 1977 A 1982 – MANOEL DO CARMO DOS SANTOS
DE 1983 A 1988 – JOÃO VICENTE DA CRUZ
DE 1989 A 1992 – MARLUCE RODRIGUES DOS SANTOS
DE 1993 A 1996 – JOSÉ GENILSON O. DE SOUZA
DE 1997 A 2000 – JOSÉ TEIXEIRA DE SOUZA JÚNIOR
DE 2001 A 2004 – JOSÉ TEIXEIRA DE SOUZA JÚNIOR
DE 2005 A 2008 – MANOEL DO CARMO DOS SANTOS

E atualmente o Prefeito é FABIANO DE SOUZA.

4 responses to “CABOCLO CONTA COMO SURGIU O MUNICÍPIO DE SERRINHA

  1. eu Marcone presidente do grupo supracitado agradeço ao Blog Daltro Emerenciano por divulgar a cultura da minha cidade Serrinha e principalmente o talento dos meus neninos que brilharão como nunca no cinquentenario de Serrinha omenagiano
    com o tema tributo aos cimquenta anos de Serrinha

  2. Nossa, sou um cidadão natural de Serrinha, nasci aí em 1947, morei por longos anos. Encontrei esse blog e achei muito bacana ter lido e visto a turma encenar sobre a história dessa linda cidade, de povo alegre, sempre volto lá, tenho raízes. Porém, observei uma questão bem interssante (rsr) SERRINHA é a cidade do ‘S’ (letra S). Note bem: 1º: Nome incia-se com S. 2º: Todos os prefeitos, até então (com exceção apenas de João V. Cruz) tem seus últimos sobrenomes começando com a letra “S” – e 3º: Há na cidade uma curva, na estrada, em forma de ‘S’. Sei que apesar de muitas dificuldades e crise (que existe nas demais cidades) Serrinha é uma cidade de Sorte! Deixo meu abraço ao povo querido e conterrêneos.

  3. Muita alegria em sabe um pouco só nossa querida serrinha.
    Queria sabe mais sobre a predeira que existia ..???

  4. Serrinha é a cidade onde nasceu minha avó Abília Fernandes Xavier e minhas tias. Até hoje tem a casa grande onde elas cresceram. Amei conhecer a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo