Henrique Alves e reitora da UFRN discutem participação da universidade em maior observatório astronômico do mundo.

unnamed (63)

Fotos: Cláudio Abdon

A votação do acordo internacional para a efetivação do Brasil no European Southern Observatory (ESO), foi discutida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, com a reitora Ângela Cruz e pró-reitores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), acompanhados de cientistas e pesquisadores das áreas de astronomia e física.

A proposta, em tramitação na Câmara dos Deputados, já tramitou nas comissões técnicas da Casa, mas a aprovação da matéria ainda depende de um posicionamento do governo para definição dos recursos, sem os quais o Brasil não será efetivado no grupo de países co-gestores do ESO, atualmente com 14 membros.

“Vou cuidar pessoalmente desse assunto para que possamos acelerar a votação desse acordo tão necessário para o Brasil e de fundamental importância para a nossa universidade”, assegurou Henrique Alves.

O Brasil deverá ser o 15º país a participar do maior laboratório de astronomia do mundo, instalado no deserto de Atacama, no Chile.

unnamed (62)

O cientista José Renan de Medeiros, da UFRN, explicou ao deputado Henrique Alves detalhes do trabalho desenvolvido pela UFRN no Chile.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo