Dilma Rousseff – bancos públicos financiarão compras de bicicletas

unm Dilma-Rousseff-durante-visita-a

Fotos: Ichiro Guerra

Na manhã deste sábado (27), a presidenta Dilma Rousseff visitou os terminais de BRT (Transporte Rápido por Ônibus) em Brasília. Em entrevista, Dilma Rousseff disse   que o governo usará os bancos públicos para abrir linhas de financiamento para a compra de bicicletas para pessoas de todas as classes sociais. Além disso, ela garantiu que financiará também ciclovias “em todas cidades que pedirem” a ajuda do governo federal.

unm Dilma-Rousseff-durante-visita-ao-BRT 2

A presidenta destacou que as bicicletas são importantes meios de transporte para curtas e médias distâncias tanto nas cidades quanto em zonas rurais brasileiras. Dilma ressaltou que esse meio de transporte também é eficiente para integrar os modais de transporte, além de contribuir para a redução de emissões de gás carbônico. “Estamos dando prioridade para ciclovias e bicicletários por meio de incentivos e estímulos”, disse a presidenta após lembrar que a maior parte das bicicletas do país é produzida na Zona Franca de Manaus e, portanto, “não paga tributos federais”.

A presidenta aproveitou a oportunidade para fazer um balanço das ações do governo na área de mobilidade urbana. Foram R$ 143 bilhões do orçamento, dos quais boa parte foi destinada a financiamentos com juros subsidiados em prazos de até 30 anos, com quatro anos de carência.

“Não houve em nenhuma época, no Brasil, esse nível de investimento sistemático na área de transporte urbano de massa, patrocinado pelo governo federal. Outros governos apenas premiavam alguns lugares com algum investimento. Mas a meu ver, essa é uma necessidade no Brasil porque, como o transporte de massa é a busca do tempo, ele representa o direito para a pessoa desfrutar a vida”, disse a presidenta candidata à reeleição.

Fonte: NE10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo