Betinho e Sousa propõem criação do Polo Atuneiro ao Ministério da Pesca

unnamed (6)

O município de Areia Branca, no litoral salineiro do Rio Grande do Norte, poderá se transformar em Polo Atuneiro. Proposta pelo deputado federal Betinho Rosado (PP-RN) e pelo deputado estadual eleito Souza (PHS), a ideia foi apresentada em reunião com o secretário executivo do Ministério da Pesca, Otacílio de Lima Araújo, na tarde desta quarta-feira (12), em Brasília. O prefeito do município de Tibau, Naldinho, também participou da discussão.

De acordo com levantamento realizado junto aos produtores do setor, o município de Areia Branca produz anualmente 10 mil toneladas de Atum, por meio de 50 embarcações com capacidade de pescar entre 8 e 15 toneladas do peixe, a cada viagem. Com a criação do polo e o consequente apoio do Ministério da Pesca, essa produção poderá ser incrementada, elevando consideravelmente esses números.

Ao secretário Otacílio Araújo, Betinho Rosado falou sobre as estruturas já existentes na cidade e o desejo de desenvolver a atividade pesqueira local, levando mais financiamento para os pescadores, treinamento e equipamentos para industrializar o Atum, agregando valor ao produto.

Por sua vez, o secretário ressaltou que o governo federal quer expandir a produção pesqueira em 2015 e garantiu a ida de um técnico do Ministério à Areia Branca, na primeira quinzena de dezembro, para fazer um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo