Brasil e Catar discutem parcerias econômicas, culturais e educacionais

unnamed (4)

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Em primeira viagem após sua reeleição, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, se encontrou com o emir catariano, xeque Tamin bin Hamad Al-Thani, em Doha, no Catar, nesta quarta-feira(12). Uma fonte oficial da Agência Efe afirmou que foi um “rápido encontro e bilateral”, de caráter privado. A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto disse que Dilma ofereceu ajuda ao país árabe para organizar a Copa do Mundo de 2022.

A viagem da presidente ao Emirados Arabes coincide com a realização do programa “Catar-Brasil 2014”, dedicado a aproximar o Brasil da população catariana por meio da cultura, da sociedade e do esporte.

Dilma  anunciou  que o Brasil e o país do Oriente Médio criarão um grupo estratégico de trabalho de alto nível para atuação em pontos de interesse comum entre os dois países. O objetivo é ampliar a cooperação e estabelecer melhor intercâmbio em áreas estratégicas, como gás natural, defesa, educação e infraestrutura.

A presidenta lembrou que o Brasil importa gás natural do Catar, e exporta outros produtos. Na área de defesa, existe uma discussão quanto à compra de aeronaves da Embraer pelo país árabe.

dilma_qat25-850x566

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Na educação, Dilma afirmou que os países pretendem estudar uma cooperação que envolva a divulgação de melhores práticas visando à universalização do ensino, e destacou o papel da xeica do Catar Mozah bint Nasser, embaixadora da ONU para o tema e ativista da educação em fóruns internacionais e debates entre países. “Ela diz que a educação é uma agenda ‘inacabada’, em construção permanente, e concordo inteiramente com isso”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo