LENTES DE COURO: UM OLHAR SOBRE A VAQUEJADA NO RN / INDUMENTÁRIOS DE PROTEÇÃO NA VAQUEJADA

 

Os Indumentários dos vaqueiros e dos animais por mim fotografados são equipamentos de proteção obrigatórios para a prática da vaquejada, conforme determina a Associação dos vaqueiros do RN – ASSOVARN, visando proteger os animais e os vaqueiros de possíveis acidentes dentro e fora da pista de corrida.

 

Fotos: Daltro Emerenciano

Capacete – O capacete é um equipamento que protege a cabeça do vaqueiro contra impactos e possível pisoteio em momento de queda durante a corrida.

 

Perneira – Vestimenta de couro que na vaquejada protege a perna do vaqueiro contra colisão contra os chifres do boi e objetos a exemplo de estacas, paredes, arames e tábuas.

 

Luva – A luva protege a mão do vaqueiro evitando arranhões e ferimentos no momento de derrubar o boi puxando-o pelo rabo envolvido no protetor de cauda.

 

Protetor de cauda – Durante as vaquejadas era muito comum o boi ter o rabo partido em virtude do puxão dado pelo vaqueiro, na tentativa de derruba-lo. Para evitar essa mutilação foi desenvolvido um protetor de cauda, equipamento resistente construído de poliestireno expandido, que envolve a cauda do boi protegendo-a de qualquer tipo de pressão no momento da puxada.

 

Colchão de areia – O colchão de areia tem como principal função amortecer o impacto da queda do boi,  a queda do vaqueiro, como também a queda do cavalo.

 

Joelheira, tornozeleira e protetor de casco – Esses equipamentos evitam que o cavalo possa ser ferido com o pisoteio do boi.

 

Esporas – Diferente da espora pontiaguda tradicional, que provocava ferimentos no cavalo, a espora com roseta arredondada em contato com o “vazio” do cavalo provoca apenas um estímulo sem causar qualquer prática invasiva na região da barriga do animal.

Clique nos links abaixo e confira as fotorreportagens completas:

Cultura

Religiosidade

Caminho percorrido pelo boi na vaquejada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo