SOB RISCO DE SEGUNDO TSUNAMI, INDONÉSIA ESTÁ EM ALERTA

Foto: Reuters/Stringer

Autoridades da Indonésia elevaram nesta quinta-feira (27) o alerta para a erupção do vulcão Anak Krakatau (também conhecido como Anak Krakatoa). Há seis dias, as atividades provocaram um tsunami que causou 430 mortes no país. O governo recomenda uma distância de 500 metros a 1 km do litoral, devido à previsão de outro maremoto.

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, disse que o alerta passou do nível 2 para o 3 em uma escala de 4 e que o raio de exclusão ao redor do vulcão foi aumentado de 2 para 5 quilômetros.

“As pessoas estão proibidas de realizar qualquer atividade dentro de um raio de 5 quilômetros a partir da cratera do monte Anak Krakatau”, alertou o porta-voz em comunicado.

O governo da Indonésia também orientou todos os aviões a manterem distância da região onde está o vulcão. O Anak Krakatau, que entrou na fase de erupção em julho, registra uma atividade “sem pausa” com erupções do tipo estromboliana, com vazamento de lava e emissão de rochas incandescentes, e colunas de fumaça que cobrem de cinza várias áreas do litoral do país.

De acordo com o porta-voz, o vulcão registrou uma erupção de pequena magnitude no dia 22 de dezembro. As imagens de satélite mostram um deslizamento em sua parte sudoeste, que ao cair no mar originou o tsunami que chegou à costa oeste da ilha de Java e do sul da ilha de Sumatra.

Do G1/Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo