NATAL – AUDIÊNCIA DESTACA NECESSIDADE DE INSERIR TECNOLOGIA NO ENSINO

Foto: Marcelo Barroso.

Inserir a tecnologia de forma eficiente nas escolas, como ferramenta para desenvolver o aprendizado dos alunos, foi o assunto que norteou uma audiência pública proposta pelo vereador Sueldo Medeiros (PHS), na manhã desta terça-feira (2) na Câmara Municipal de Natal. O debate apontou caminhos que podem ser seguidos para aliar educação e tecnologia.

O vereador Sueldo destacou que a educação precisa assumir papel preponderante e que, da mesma forma que empresas de tecnologia ultrapassaram as maiores empresas do mundo, a educação também pode evoluir. “Para que esses alunos possam crescer na mesma velocidade que estas empresas tem que mudar na base da educação, desde cedo. Com isso, os alunos vão adquirir mais conhecimento e, no futuro, melhorar seu rendimento”, enfatiza o parlamentar

O professor Manoel Dantas fez uma apresentação sobre como as escolas ainda são analógicas e pontuou que a revolução tecnológica precisa começar já nas primeiras séries do ensino. “As crianças gostam de desafios e de serem protagonistas. A Escola precisa desafiá-las para que tenham a capacidade de resolver problemas e isso se aprende hoje com a tecnologia”, declarou. Ele ressaltou que fora da escola os alunos já vivem num mundo tecnológico que ainda não se reflete na forma de estudar e que, uma vez levado para a sala, tornaria a forma de ensinar mais atrativa e até ajudaria a evitar a evasão escolar.

A Prefeitura de Natal deverá adotar uma plataforma tecnológica, apresentada durante a audiência pelo professor, como projeto para auxiliar nas aulas. O programa disponibiliza games com desafios para os estudantes entenderem determinados assuntos. Além disso, a plataforma auxilia o professor nas aulas. “Nós já usamos na rede de ensino as plataformas ‘Mente Inovadora’ e ‘Acelera’, do Instituto Ayrton Sena e agora vamos testar essa nova está sendo disponibilizada gratuitamente pelo professor durante um ano. O Município entende a necessidade de inserir a tecnologia no ensino e tem procurado, na medida do possível, fazer esses investimentos”, disse o secretário adjunto de Administração Geral da Educação de Natal, Geomarque Nunes.

A audiência contou ainda com a participação de estudantes, professores e pesquisadores que destacaram ainda a necessidade de adotar formas diferentes de ensinar, com foco também na capacitação do professor, a  quem cabe o dever de executar essas novas ferramentas em sala de aula.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo