1º DE MAIO: NATAL TERÁ DUAS MANIFESTAÇÕES, ALUSIVAS AO DIA DO TRABALHO

Foto: Alex Régis

Duas manifestações saem às ruas neste domingo (1º), em alusão ao Dia do Trabalho, em Natal. O primeiro ato na capital potiguar, organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT/RN), movimentos sociais e demais centrais sindicais, se concentra às nas primeiras horas da manhã na Praça das Flores, bairro de Petrópolis, e segue em caminhada até a Praia do Meio. Durante a tarde, o grupo Força Democrática RN reúne apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em frente ao Midway, na esquina das avenidas Salgado Filho e Nevaldo Rocha, com previsão de caminhada.

Segundo Celino Bezerra, presidente da CUT/RN, o ato em celebração ao Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora traz como tema a defesa do emprego, direitos, democracia e pela vida.  Organizado por CUT, CSP-Conlutas, CTB, Frente Brasil Popular, Frente Povo sem Medo, Intersindical Central da Classe Trabalhadora e Pública Central do Servidor, bem como demais movimentos sociais, o ato sairá às 8h30 da Praça das Flores em direção à Ladeira do Sol, seguindo pela avenida Presidente Café Filho até a Praça dos Heróis, na Praia do Meio, onde acontecerão, a partir das 10h, shows e apresentações artísticas.

Com a pauta de “defesa da liberdade” e em apoio ao indulto concedido ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) pelo presidente Bolsonaro, manifestantes devem se reunir em frente ao Midway às 15h. De acordo com o organizador Carlos Reny, da Força Democrática RN, o movimento segue uma convocação nacional.

“Acreditamos que estamos passando por um momento delicado onde nossas liberdades estão sendo cerceadas, seja na comunicação, seja através da Justiça. Vamos às ruas por esse motivo, inclusive, apoiando a atitude do presidente Jair Bolsonaro em dar a graça ao deputado Daniel Silveira, após sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF)”, comenta o organizador.

A manifestação também conta com atos confirmados em Mossoró, e nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. Em Natal, a caminhada está prevista para sair da concentração na avenida Salgado Filho em direção a avenida Nascimento de Castro, com retorno pela Romualdo Galvão e rua Alberto Silva para concluir em frente ao Midway Mall novamente.

A Polícia Militar montou um esquema para acompanhar as manifestações. A Operação Dia Do Trabalhador terá sete viaturas, três motocicletas e um total de 46 policiais militares no efetivo.

O objetivo da corporação é executar policiamento ostensivo nos locais onde ocorrer manifestação, com a possibilidade de empregar a tropa especializada caso alguma situação exija.

As patrulhas nas concentrações do evento da manhã fica a cargo do 1º BPM, que a partir das 8h estará na Praça das Flores. Em seguida, deverá ser remanejado e distribuído na Av. Presidente Café Filho e no entorno da concentração de encerramento.

A ROCAM realizará patrulhamento tático nas adjacências dos locais no intuito de evitar furtos e roubos.

O mesmo modelo de operação será repetido no período da tarde. No total, participam da operação o 1º BPM, as companhias independentes de policiamento Turístico (CIPTUR) e de Guardas (CIPGD), BPCHOQUE e ROCAM.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informou que vai acompanhar as manifestações a fim de fiscalizar o trânsito nos locais marcados.

Durante a manhã, irão dispor de uma viatura e quatro motos para dar apoio no trajeto de deslocamento dos manifestantes. Após chegada na Praça dos Heróis, a avenida Café Filho será totalmente liberada.

O inspetor-chefe da STTU, Carlos Eugênio, comenta que na manifestação em frente ao Midway serão disponibilizadas duas motos e uma viatura no local. “A princípio, foi passado que seria apenas uma concentração com retenção em uma faixa da via, sem interferência no trânsito completo. De qualquer forma, estamos prontos para acompanhar a situação em tempo real e modificar o planejamento de acordo com a quantidade de pessoas na ação e as necessidades encontradas”, finaliza.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo