ARQUIDIOCESE EMITE NOTA APÓS EX-SEMINARISTA FAZER DENÚNCIAS CONTRA ARCEBISPO DE NATAL E OUTRAS AUTORIDADES CATÓLICAS DO RN

Dom Jaime Vieira Rocha / Foto: Brunno Antunes – Arquidiocese de Natal

Após o ex-seminarista Djalma Feliciano Ferreira Júnior acusar o arcebisto Dom Jaime Vieira e outros representantes da Igreja Católica do Rio Grande do Norte de cometerem atos de desejos sexuais, a Arquidiocese de Natal emitiu nota à população.

Na entrevista concedida ao jornalista Gustavo Negreiros, o ex-seminarista natural de Brejinho, na região Agreste do RN, apontou escândalos na alta cúpula da Igreja Católica potiguar, dizendo que a instituição religiosa de Natal “é um prostíbulo com hora marcada para rezar”, dentre outras acusações.

Além do arcebispo metropolitano, dom Jaime Vieira Rocha, o ex-seminarista  que há nove anos se prepara para ser padre, denuncia também o reitor do Seminário São Pedro, padre José Valquimar Nogueira, o vigário-geral da Arquidiocese de Natal, padre Paulo Henrique da Silva e outros integrantes religiosos.

Assista ao vídeo.

A nota

“A Arquidiocese de Natal tomou conhecimento das acusações do ex-seminarista Djalma Feliciano Ferreira Júnior direcionadas a alguns membros do clero.

Considerando a gravidade do assunto, a Arquidiocese também informa que a Nunciatura Apostólica no Brasil foi devidamente comunicada do ocorrido.

Djalma foi aluno do Seminário São Pedro no período de 2011 a 2019, tendo sido desligado após análise feita pela equipe de formação da instituição.

A primeira avaliação ocorreu em 2019. Em seguida, foram oferecidas outras oportunidades, mas nenhuma alcançou o conceito necessário para o ingresso no sacerdócio.

última sexta-feira, dia 10 de junho, o processo foi encerrado e o senhor Djalma Júnior recebeu o comunicado da inviabilidade da ordenação.

O Seminário São Pedro tem sido no transcorrer de mais de um século, responsável pela formação do clero. Ali, também, formaram-se inúmeros jovens leigos que não foram ordenados, mas que trilharam caminhos diferentes no exercício das mais diversas profissões, enriquecendo, assim, a família humana e a sociedade potiguar de valores humanos que transcendem à missão primária do referido Seminário.

Nunca é demais recordar que o Ministério Sacerdotal é uma vocação específica pertencente à Igreja, a Comunidade do Povo de Deus. Trata-se de um Ministério acessível aqueles que, segundo as normas e critérios estabelecidos pela própria Igreja, são chamados e designados presbíteros ou bispos pela própria Igreja.

Não se trata, portanto, de um direito reconhecido e dado ao candidato, mas de um Dom, que se faz Serviço ao Povo de Deus numa determinada Igreja particular.

Considerando o bem da Igreja – Povo de Deus -, a tutela e a promoção da verdade, A Arquidiocese comunica ainda que apurará acuradamente o conteúdo das acusações.

Natal (RN), 14 de junho de 2022″.

One response to “ARQUIDIOCESE EMITE NOTA APÓS EX-SEMINARISTA FAZER DENÚNCIAS CONTRA ARCEBISPO DE NATAL E OUTRAS AUTORIDADES CATÓLICAS DO RN

  1. A Igreja de Jesus Cristo muitas vezes é ferida por nossos pecados e com isso somos culpados pelo descrédito que isso pode gerar; apesar disso, Deus nos chama a uma vida mais fraterna e fiel ao mandamento do amor. Deus não desiste de nós. Deus é como uma mãe que acredita que seu filho pecador pode se recuperar. Toda boa mãe acredita que seu filho pode vencer o mal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo